quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Instituto Butantã descobre poder analgésico 600 vezes mais potente que o da morfina no veneno da cascavel. A vantagem da nova droga é que ela não causa dependência física. A ideia nascida com o fundador do instituto e pioneiro no estudo de serpentes no Brasil, Vital Brazil, somente agora pode ser colocada em prática, quando se conseguiu isolar as moléculas do veneno responsável pela analgesia. O próximo passo é a realização de testes clínicos, com apoio da Fapesp e do Consórcio Farmacêutico (Coinfar).
“A descoberta desta nova substância, extremamente potente e sem poder de dependência, pode modificar, de maneira única a utilização de analgésicos em pacientes”, afirma o diretor do instituto Butantã, Otávio Mercadante. A proteína do veneno da cascavel, a Enpak, responsável pelo formigamento e adormecimento do local da picada, só foi caracterizada, isolada e sintetizada 70 anos depois de ter sido usada empiricamente por Vital Brazil para aliviar as dores de pacientes com câncer.




Segundo a pesquisadora Yara Cury, do Laboratório de Fisiopatologia do Butantã, que coordena os estudos sobre a nova substância, o primeiro efeito da picada de uma cascavel é uma sensação de formigamento, seguida de adormecimento local. “Então a pergunta óbvia é: seria efeito de um componente analgésico do veneno?’, questiona a pesquisadora. ‘Procuramos registros e documentos sobre o assunto em arquivos e gavetas do instituto e descobrimos que Vital Brazil diluía o veneno e o enviava para o exterior’, contou Cury. Os médicos conhecidos de Vital Brazil utilizavam o remédio em pacientes com câncer e depois enviavam relatos que indicavam que o veneno (soluto) era muito eficiente no alívio da dor. Não havia menção à reações adversas.
Os documentos sobre o assunto remontam à década de 30 quando não havia estudos experimentais como os de hoje, daí a falta de informações mais detalhadas sobre o tratamento. ‘O que se sabia, conta Yara, é que o veneno da nossa cascavel, diferentemente de outras espécies de cascaveis, como as norte-americanas, é neurotóxico, mais parecido com o das najas indianas. Depois do soluto crotálico, desenvolvido pelo instituto, o Butantã passou a produzir o que eles chamam de ‘anaveneno’, tratado com formol, que era usado para aliviar dores reumáticas e nevralgias. Os produtos foram descontinuados na medida em que as normas de fabricação de medicamentos se tornaram mais rígidas para preservar a segurança dos tratamentos.
A partir daí a equipe da Dra. Cury (Yara Cury – yarac@butantan.gov.br) começou as pesquisas em 1991 e conseguiu caracterização farmacológica da substância analgésica contida no veneno da cascavel. A grande surpresa é que ela revelou, em uma única dose, um poder de analgesia 600 vezes maior que o da morfina, resultado que se prolonga por até cinco dias, sem efeitos colaterais. Agora o medicamento entra em testes pré-clínicos, que vão determinar sua introdução no mercado. 
Fonte: FAPESP

 O nome do novo potente analgésico é a crotalfina, um peptídeo com a sequencia EFSPENCQGESQPC , que pode ser mais estudado no artigo :
Crotalphine, a novel potent analgesic peptide from the venom of the South American rattlesnake Crotalus durissus terrificus. Konno K1Picolo GGutierrez VPBrigatte PZambelli VOCamargo ACCury Y. 2008 Aug;29(8):1293-304 

Aproveitando, voce sabia que a oxitocina é hormonio sexual? As cobras já tem sido usadas na medicina um século antes de Cristo, e são muito usadas na medicina chinesa. Atualmente tem sido mostrado efeitos muito promissores no combate ao cancer. 

Livros gratuitos sobre o assunto para baixar na internet

Visite os laboratórios do Butantã que trabalham com toxinologia aplicada no site http://www.butantan.gov.br/pesquisa/unidadesdepesquisa/labtoxinologiaaplicada/Paginas/default.aspx. Conheça também os cursos oferecidos no Butantã. Certamente há vários em que voce teria intesse. Veja mais em http://www.institutobutanta.com.br/confira-a-programacao-dos-cursos-2016-do-instituto-butantan/.  Existe também um curso online de toxinologia feito pelo Butantã online, no endereço www.youtube.com/topicosemtoxinologia#sthash.dXEiDHWp.dpuf. Afinal de contas, voce sabe o que é toxinologia, não? Caso ainda não, baixe a aula em powerpoint no endereço  www.barraviera.med.br/sbtx_2006.ppt

Olha só o que achamos na Internet!!! Vamos criar um remedio mistura das nossas cobras? Sabia que 
facil mandar sintetizar um peptídeo, e não muito caro? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário