terça-feira, 26 de abril de 2016

Saiba qual a diferença entre a bomba de hidrogênio e a bomba atômica

A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (6) que realizou com sucesso testes com uma bomba nuclear de hidrogênio - muito mais potente que a bomba atômica. O uso da arma nuclear ainda não foi confirmado pela comunidade internacional, mas um tremor de 5,1 graus de magnitude perto da principal zona de testes nucleares da Coreia do Norte, no nordeste do país, foi detectado. O teste, no entanto, foi recebido com bastante ceticismo por parte das potências mundiais e especialistas, que declararam que, se uma bomba de hidrogênio, ou bomba H, tivesse realmente sido detonada, os abalos sísmicos deveriam ter sido muito maiores.

Bomba nuclear, também chamada de bomba atômica, é um dispositivo explosivo que deriva sua força destrutiva das reações nucleares, tanto de fissão ou de uma combinação de fissão e fusão. Ambas as reações liberam grandes quantidades de energia a partir de quantidades relativamente pequenas de matéria. O primeiro teste de uma bomba de fissão ("atômica"), o teste Trinity, marco para a entrada na Era Nuclear, liberou a mesma quantidade de energia de cerca de 20 mil toneladas de TNT.  Uma arma termonuclear(hidrogênio) moderna, pesando pouco mais de 1,1 kg, pode produzir uma força explosiva equivalente à detonação de mais de 1,2 milhão de toneladas de TNT. Assim, mesmo um pequeno dispositivo nuclear não muito maior do que bombas tradicionais, pode devastar uma cidade inteira através da gigantesca explosão e por incêndios e radiação subsequentes. 

A bomba de hidrogênio requerer tecnologia e engenharia sofisticadas e produz explosões que são milhares de vezes mais poderosas que as de uma bomba atômica convencional. Para se ter uma ideia de seu poder, a maior bomba de hidrogênio que já explodiu, a soviética "Tsar Bomba", detonada em 30 de outubro de 1961 acima do Ártico, gerou uma energia de 57 megatons (1 megaton equivale a 1 milhão de toneladas de dinamite), quase 4.000 vezes mais do que a bomba de Hiroshima, quantidade de energia equivalente a cerca de 10 milhões de toneladas de TNT.

As armas nucleares são consideradas armas de destruição em massa e seu uso e controle têm sido um dos principais focos da política de relações internacionais desde a sua criação.

Diferença entre as bombas

Fissão nuclear (bomba atômica)

São as que utilizam a chamada fissão nuclear, onde os pesados núcleos atômicos do urânio ou plutônio são desintegrados em elementos mais leves quando são bombardeados por nêutrons. Ao bombardear-se um núcleo produzem-se mais nêutrons, que bombardeiam outros núcleos, gerando uma reação em cadeia. Estas são as historicamente chamadas "Bombas-A", apesar de este nome não ser preciso pelo fato de que a chamada fusão nuclear também é tão atômica quanto a fissão. O isótopo mais utilizado para sofrer fissão nuclear é o urânio-235, o qual ao capturar um nêutron transforma-se em U-236 durante muito pouco e então sofre fissão.

\ {}^{235}\mathrm{U} + n = {}^{95}\mathrm{Sr} + {}^{139}\mathrm{Xe} + 2n + 198\ \mathrm{MeV}

Fusão nuclear (bomba de hidrogênio) 

A fusão nuclear ocorre quando núcleos de átomos leves, como o hidrogênio, são acelerados e colidem com elevada quantidade de energia. A colisão entre os núcleos é tão grande que os núcleos se fundem em apenas 1, liberando uma quantidade de energia gigantesca, muitas vezes maior do que a energia necessária para promover a reação. No caso de utilizar núcleos atômicos de hidrogênio, há a formação de núcleos atômicos de hélio, que possuem massa atômica igual a 4 vezes a do hidrogênio. O núcleo atômico de hélio é também conhecida como radiação de partícula alfa, desde que ele esteja se movendo em alta velocidade.Como é necessária elevada temperatura (milhões de graus Celsius) para promover a fusão nuclear, utiliza-se bombas atômicas (acopladas em torno do reservatório de isótopos de hidrogênio a serem fundidos) para gerar a energia necessária e ativar a fusão nuclear.
Uma bomba de hidrogênio pode destruir não apenas pelo calor gerado ao redor do centro da explosão, mas também por radiações e ondas eletromagnéticas e de choque geradas pela explosão. A destruição não se limita a bens materiais, mas também a seres vivos diversos, podendo até mesmo extinguir toda uma espécie animal ou vegetal. Os seus danos podem perdurar por anos, até mesmo décadas.

 Imagem de um dos testes com bombas termonucleares dos Estados Unidos durante a Operação Castelo realizada em 1954 no atol de Bikini, Oceano Pacífico


A nuvem de cogumelo formada pela bomba atômica 
de Nagasaki, no Japão, em 9 de agosto de 1945, 
subiu cerca de 18 km acima do hipocentro da explosão.






Fonte: Saiba qual a diferença entre a bomba de hidrogênio e a bomba atômica. Revista veja, Abril de 2016. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/saiba-qual-a-diferenca-entre-a-bomba-de-hidrogenio-e-a-bomba-atomica
Bomba nuclear. Wikipédia, Abril de 2016. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_nuclear
Bomba de hidrogênio - Poder de destruição. Quiprocuraquimica, Janeiro de 2016. Disponível em: http://quiprocura.net/wordpress/portfolio-item/bomba-de-hidrogenio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário