domingo, 10 de abril de 2016

 OS ALCENOS E O AMADURECIMENTO DAS FRUTAS

Os alcenos são hidrocarbonetos que acíclicos, insaturados, que contém uma dupla ligação entre átomos de carbono.
São também chamados de olefinas, alquenos ou hidrocarbonetos etilênicos.
Sua fórmula geral é CnH2n 
Alguns alcenos:
eteno  CH2=CH2     fórmula molecular: C2H4
1-buteno  CH2=CH – CH2 – CH3   fórmula molecular: C4H8
Molécula de C2H4
 O composto mais comum dos alcenos é o eteno, ou etileno. É produzido em frutos verdes e atua no amadurecimento desses frutos. Por este motivo enrolamos as frutas com jornal para que ela amadureça mais rápido. Desta forma o gás eteno está sendo aprisionado e acelera a velocidade de amadurecimento. 
O etileno é produzido na indústria química e é obtido através do refino do petróleo e do gás natural. É utilizado, ainda para a fabricação de polietileno usado para fazer plásticos.
O etileno é uma molécula bastante simples da família dos alcenos, constituída por dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio (fórmula química: C2H4) em que os dois átomos de carbono estão unidos por uma ligação dupla . É um gás incolor com um certo odor levemente adocicado e age fisiologicamente como uma hormona natural das plantas, afetando e controlando o seu crescimento, desenvolvimento, maturação e envelhecimento. Assim, além de estimular e regular o amadurecimento da fruta, também tem o seu papel na floração e na queda das folhas. Apesar da sua importância no processo de amadurecimento da fruta, o etileno em excesso pode também ser prejudicial para muitas frutas, vegetais, plantas e flores já que, ao acelerar o processo de envelhecimento, diminui a qualidade e duração dos produtos, principalmente a temperaturas elevadas. 

Quando embrulhamos os chamados frutos climatéricos, frutos que amadurecem ainda fora do pé (banana, maçã, mamão, manga, tomate, etc), estaremos concentrando o hormônio ao redor dos frutos e estimulando assim o processo de amadurecimento. 
Quando o fruto sofre alguma injúria, a produção do Etileno também é estimulada, da mesma forma acontece quando colocamos frutos maduros junto de frutos verdes, por exemplo: se colocarmos uma maçã madura junto de uma banana verde, a banana irá amadurecer mais rápido. Em baixas temperaturas a liberação do Etileno é inibida, por isso ao colocarmos frutos na geladeira eles podem ser conservados por mais tempo.

 
O MESMO OCORRE SE VOCE COLOCAR UMA FRUTA MAIS MADURA PERTO DE OUTRAS VERDES: O ETENO LIBERADO AUXILIA AS OUTRAS NA MATURAÇÃO!



OUTRA CURIOSIDADE:
Outra aplicação importante desse alceno é que ele dá origem a um polímero muito usado em nosso cotidiano, o polietileno:

Polimerização do eteno em polietileno
Polimerização do eteno em polietileno
Esse polímero é muito usado porque, além de ser de baixo custo, ele tem alta resistência à umidade, ao ataque de substâncias químicas, como solventes em geral, e também é versátil, pois se o polímero formado for de cadeia reta, temos um polímero de alta densidade (PEAD ou HDPE), que é mais rígido e usado na produção de garrafas, brinquedos e outros objetos.
Por outro lado, o polietileno de cadeia ramificada é de baixa densidade (PEBD ou LDPE), sendo usado na produção de sacolas, revestimentos de fios, cabos, tubos, embalagens de produtos farmacêuticos, películas plásticas e folhas de embalagens de alimentos.

Materiais feitos de polietileno de baixa densidade.

Pesquisa:
http://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-organica/alcenos.htm
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=3040
https://prezi.com/l9lfuchrrkrc/trabalho-de-quimica/
http://xquimica.blogspot.com.br/2009/02/eteno-e-frutas.html
http://quimicativa14.blogspot.com.br/2014/10/alcenos-e-seus-truques.html

Por
Kariny Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário