segunda-feira, 2 de maio de 2016

HIDROCARBONETOS

Os hidrocarbonetos são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono. São substâncias apolares e consequentemente não conduzem corrente elétrica, além de serem os compostos mais simples da Química Orgânica.

As principais propriedades físicas desses compostos são:

·         Insolubilidade em água e solubilidade em solventes orgânicos apolares;
·         Todos os alcanos tem densidade menor que 1,0 g/mL, portanto flutuam na água;
·         Os alcanos não apresentem cor, odor e sabor;
·         Os compostos com até 5 átomos de carbonos estão no estado gasoso à temperatura ambiente;
·         Os compostos com de 5 a 17 átomos de carbonos são líquidos à temperatura ambiente;
·         Compostos que apresentam mais de 17 átomos de carbonos possuem forma de cera, ou seja, são sólidos.

Conforme o tipo de ligações existentes entre os átomos de carbono eles podem ser classificados em: alcanos, alcenos, alcinos alcadienos, cicloalcanos e aromáticos. Lembrando que as duplas ou triplas ligações também podem ser chamadas de insaturações.

Os alcanos são compostos que possuem apenas ligações simples entre os átomos de carbono da cadeia. São também chamados de parafinas que do latim significa: com pouca afinidade. Isso se deve ao fato de serem pouco reativos. Um dos principais alcanos é o butano que juntamente com o propano compõe a mistura presente no GLP (gás liquefeito de petróleo) o comumente chamado gás de cozinha. Os cicloalcanos possuem praticamente as mesmas características, porém possuem uma cadeia fechada ou cíclica. Um exemplo é o ciclopropano que possui a forma geométrica de um triângulo onde cada vértice representa um carbono.

Os alcenos são compostos que possuem uma ligação dupla entre carbonos em sua estrutura. Podem ser chamados também de olefinas devido à tendência de um dos principais compostos dessa classe, o eteno, através de reação com halogênios formar produtos oleosos e apolares. Os alcenos também possuem cadeias fechadas como é o caso do ciclobuteno.

Os alcinos são substâncias que apresentam em sua cadeia uma tripla ligação. O alcino mais simples é o etino, ou acetileno que é utilizado em larga escala nas soldas além de ser parte do processo de síntese de pílulas anticoncepcionais. Já os alcadienos possuem duas duplas ligações na sua estrutura como por exemplo o prop-1,2-dieno que também é um gás utilizado em soldas no gás MAPP (metil acetileno e propadieno).

Os hidrocarbonetos aromáticos, onde o principal é o benzeno. Esses compostos são cíclicos, ou seja possuem cadeia fechada. Possuem duplas alternadas dentro do ciclo que na maioria das vezes são representadas por um círculo. Isto se deve ao fenômeno da ressonância, pois o círculo simboliza o movimento dos elétrons (em sentido circular) no interior do anel aromático. A estrutura do benzeno foi proposta por Friedrich August Kekulé em 1865 sendo curiosa a forma como foi descoberta. Diz-se que Kekulé teve um sonho onde uma serpente mordia a própria cauda, simbolizando assim o anel aromático. 

CURIOSIDADES


Lua Titã: A sonda Cassini, da Nasa, identificou que Titã, a maior das luas de Saturno, tem vários pedaços de gelo de hidrocarbonetos boiando em sua superfície. 
De acordo com os cientistas, a presença desses flocos de etano e de metano nos oceanos do satélite o torna ainda mais interessante para o estudo de possíveis formas de vida extraterrestres. Assim como a Terra, Titã tem oceanos e ciclos de chuva. Mas, em vez de água, são hidrocarbonetos, com etano e metano em estado líquido. 
A descoberta surpreende porque os cientistas achavam que não haveria nada boiando nesses mares, uma vez que o metano sólido é mais denso que sua forma líquida. Ou seja: ele deveria afundar.
Vista da superfície da Lua Titã


Casca da Laranja: A casca da laranja tem um combustível formado por substância que pertence aos hidrocarbonetos. São os limoneno esse composto é inflamável.
 
Limoneno presente na casca da laranja



Material consultado:

Curiosidades ocultas. Gelo de hidrocarbonetos boia em lua de saturno. Disponível em: <http://curiosidadesocultas.blogspot.com.br/2013/01/gelo-de-hidrocarbonetos-boia-em-lua-de.html>. Acesso em maio de 2016.

Nicole Galtieri. Hidrocarbonetos: Curiosidades. Disponível em: <http://hidrocarbonetos3a.blogspot.com.br/2010/11/curiosidades.html>. Acesso em maio de 2016.

Caroline Pedrolo. Hidrocarbonetos. Disponível em: <http://www.infoescola.com/quimica-organica/hidrocarbonetos/>. Acesso em maio de 2016.


Por Gabriela Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário