terça-feira, 10 de maio de 2016

O Petróleo e seus derivados

Há indícios de que o Petróleo pode ter sido usado por algumas civilizações no Oriente Médio antes da era industrial, porém, o boom do petróleo foi apenas em 1859, na Pensilvânia, a palavra Petróleo é uma derivação do latim, petroleum, petrus = pedra + oleum = óleo “óleo da pedra”.

O Petróleo tem uma importância econômica gigantesca, e não por serve únicamente de combustível, mas por sua capacidade de utilização, no processo de refinação do Petróleo (refinação é o processo de tornar o composto bruto, em compostos que possam ser utilizados, há produtos principais que são objetivados, gasolina por exemplo, mas há produção de resíduos).

Os resíduos do Petróleo são quase que inteiramente todos aproveitados, observe uma ilustração de um processo de refinação do Petróleo.

Temos a representação de uma torre de fracionamento, que separa o composto de acordo com os pontos de Ebulição, que cada subproduto é formado. E sabe qual é a diferença dentre estes compostos:
  1. Resíduos (asfalto, parafinas, e outros subprodutos): São os compostos mais brutos, podendo ter compostos como cadeias carbônicas de até 70 átomos de carbono.
    Estado Físico: Sólido.
    Faixa de Ebulição: Acima de 600° C
  2. Óleo Lubrificante (usado para óleos de motor, graxa): são compostos por alcanos, ciclo alcanos e aromáticos, com cadeias de carbônicas de 20 à 50 átomos de carbono.
    Estado Físico: Líquido.
    Faixa de Ebulição: 300 a 370°C.
  3. Óleo Combustível (geralmente usado como combustível industrial): são também compostos por alcanos, ciclo alcanos e aromáticos, diferindo no número de carbonos, podendo chegar até 70 por cadeia, e apresentam até o dobro da faixa de ebulição.
    Estado Físico: Líquido.
    Faixa de Ebulição: 370° a 600°C.

  1. Querosene (combustível para motores a jato e tratores) : são misturas de alcanos e aromáticos, com cadeias carbônicas com átomos de 10 à 18 carbonos.
    Estado Físico: Líquido.
    Faixa de Ebulição: 175 a 325°C
  2. Gasolina: Tendo sua fórmula química mais famosa com 8 carbonos, como também octanona, é combustível de motores, alguns barcos e diversas utilizações, com cadeias carbônicas que podem variar de 5 a 12 átomos, entre alcanos e ciclo alcanos.
    Estado Físico: Líquido.
    Faixa de Ebulição: 40 a 205°C.
  3. Gás: Usado para fabricação de plásticos, aquecimentos e cozinha, feito basicamente com cadeias curtas, ou até um carbono (1 à 4 Carbonos).
    Estado Físico: Gasoso
    Faixa de Ebulição: Menor que 40°C


Materiais consultados



http://guerraquimica.blogspot.com.br/2009/08/composicao-quimica-do-petroleo.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário