domingo, 1 de maio de 2016

"Brincando com a química" - Líquido do Mal

Como um líquido pode fazer pegar fogo?

Materiais usados no procedimento

  • 800 mL de água;
  • Compartimento plástico;
  • Bicarbonato de Sódio – NaHCO3;
  • Permanganato de Potássio - KMnO4 (comprimido);
  • Ácido Sulfúrico concentrado – H2SO4;


Procedimento


Primeiro deve ser preparado um “antidoto”, misturando um pouco da água com o Bicarbonato de Sódio dentro do compartimento plástico. Segundo passo é moer um comprimido de Permanganato de Sódio, e depositar o pó restante em um recipiente de vidro (exemplo: um prato pequeno). Sendo o último passo colocar uma gota de Ácido Sulfúrico (concentrado) sob o permanganato. Agora o Líquido do Mal está pronto. Para testar, basta molhar um pequeno pedaço de algodão com acetona e encostar na mistura (uma meleca meio esverdeada).

Obs: Mesmo sendo inflamável, a aceto não difere o resultado da experiência, pois o algodão pode muito bem ser usado o algodão seco (puro), biscoito, isopor, açúcar entre outros.

A reação química


A reação química é a seguinte: a junção do ácido sulfúrico com o permanganato de potássio resulta no Heptóxido de dimanganês (Mn2O7), uma meleca verde que libera muito oxigênio (O), elemento químico que reage rapidamente ao entrar em contato com combustíveis orgânicos e gera a combustão. Ou seja, o fogo!


ATENÇÃO: Não deixe crianças repetirem essa experiência, e mesmo que seja adulto tome muito cuidado, pois o Ácido Sulfúrico é muito perigoso.




Assista ao vídeo (acima) e veja como funciona essa experiência - Manual do Mundo

Material consultado:


Vitor Augusto e Jean Araújo. Líquido do Mal. Disponível em: < http://quimicaetecmairinque.blogspot.com.br/2014/03/o-liquido-do-mal.html>. Acesso em maio de 2016. 



Por Gabriela Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário