O presente texto aborda algumas características experimentais dos ácidos carboxílicos, as quais podem ser executadas em laboratório básico de química.
a) Reação com metais: ácidos carboxílicos reagem com a maioria dos metais, liberando gás hidrogênio.
OBS: Onde M é um metal mais reativo do que o hidrogênio.
- Colocar em um tubo de ensaio 1mL de ácido etanóico 3M. Adicionar uma tira de magnésio, observar e anotar. Esperar até que todo metal seja consumido. Aquecer para evaporar o líquido. Explicar o que ocorreu.
- Colocar em um tubo de ensaio 3mL de solução de hidróxido de sódio 2,5% e 2 gotas de fenolftaleína. Juntar, gota a gota, ácido etanóico diluído até o descoloramento da solução. Explicar a razão do descoloramento da solução.
- Colocar em um tubo de ensaio 2mL de solução de carbonato de sódio. Adicionar 2mL de ácido etanóico 3M. Observar e anotar.
d) Oxidação: ácidos carboxílicos, no caso aquele que apresenta apenas um átomo de carbono, oxida-se com permanganato de potássio (KMnO4).
Os ácidos carboxílicos são resistentes à oxidação, com exceção do ácido metanóico.
- Colocar em dois tubos de ensaio 1mL de solução de KMnO4 e, respectivamente, 5mL de ácido metanóico e 5mL de ácido etanóico. Agitar e observar.
1. Os ácidos carboxílicos podem ser obtidos por oxidação dos aldeídos.
- Em um tubo de ensaio colocar 5mL de etanal. Adicionar a este 1mL de solução KMnO4 0,05M. Agitar e observar o que ocorreu. Identificar o composto colocando duas tiras de magnésio.
FONTE: SILVA, A.L. Experimentação
com ácidos carboxílicos. Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/experimentacao-com-acidos-carboxilicos/.
Acesso em maio de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário